Em virtude das comemorações nacionais do Dia Internacional da Água, comemorado no dia 22 de março, estamos voltando nossa atenção para o estado em que se encontra o rio velho “antigo leito do rio Quixeré” cujo trajeto de 11 km apesar de perene está totalmente assoreado e poluído.
Durante a semana de 21 a 24 de março de 2011 estaremos nas escolas e rádio local divulgando nossa programação e orientando ações para estudo dos problemas e soluções de curto médio e longo prazo.
A culminância de nossas ações de conscientização e sensibilização para o saneamento e preservação deste rio será um abraço coletivo como ato de amor ao rio. Dia 25 (sexta-feira, às 07h30m).
O percurso de formação do cordão solidário será da cabeceira do rio pelo corredor do sitio varzinha (casa de José Lopes Ribeiro), descendo pela Rua Manoel Cunha até a entrada da Ilha I passagem da ponte velha.
Convidamos as pessoas do Sitio Varzinha, Lagoa do Boi, Pontal, Nova Morada, Rua Noé Viana, Rua dos Sulinas para preencherem os espaço desde a cabeceira seguindo a jusante do rio. As pessoas do centro, bairro Leão, Ilha e demais localidade para completar o cordão da Rua Manoel Cunha até o local possível de se transitar na Ilha I.
Além de observar e buscar conhecer os problemas atuais e os benefícios de um rio saneado, Pedimos para todos de mãos-dadas exatamente às (sete e trinta) 07h30m gritar a seguinte frase: Salvemos nosso rio!