sábado, 12 de março de 2011

O RIO QUIXERÉ E O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA QUE DEU ORIGEM AO TOPÔNIMO DO MUNICÍPIO

        O rio Quixeré é um braço do rio Jaguaribe. Nasce no município de Tabuleiro do Norte cujo segmento naquele município é conhecido, há cento e sessenta e seis anos, como Córrego de Areia. Segue de Sul a Norte pelo município de Limoeiro do Norte na área de pé de serra, abrigando as barragens das Pedrinhas e do Cabeça Preta. Na barragem das Pedrinhas está instalada a estação elevatória do projeto de irrigação Jaguaribe – Apodi. Seguindo na direção Norte, passa ribeirinho à cidade de Quixeré, atravessando toda a área de várzea nesse município, encontrando-se novamente com o rio Jaguaribe no município de Russas.

       Em se tratando de hidrografia é muito difícil se descrever a topografia de uma região em termos históricos. Pois, sabe-se que pela força das águas e transformações da natureza, o caminho das águas está sempre transformando a topografia e mudando seu curso. Seja por inundações ou outras causas naturais, seja pela ação do homem. O próprio Córrego de Areia é resultado das ações supracitadas. O rio Quixeré é citado em documentos, que são hoje fontes históricas, desde o primeiro século da colonização do Ceará. Até prova em contrário, é uma palavra indígena de significação desconhecida. Existem, no município, várias hipóteses para dar significado a essa palavra ou topônimo. Para alguns, o nome do rio vem de uma aldeia de índios cujo chefe chamava-se Quixeré. Para outros, Quixeré significa rio estreito de águas salobras e barrentas. Dizem os mais antigos que o nosso rio, também era muito estreito e a água tinha uma ferruginosa que eles chamavam de capa rosa e segundo as lavadeiras isso amarelava as roupas e “talhava o sabão.

     Para o professor Batista Aragão, (Índios do Ceará e Topônimos Indígenas, Fortaleza 1994 – 2ª edição, página 100), Quixeré seria a própria tribo de índios Tapuias que habitavam as margens do rio e supostamente falariam em dialeto Caingang. Criando mais uma hipótese: Dessa vez que a palavra Quixeré pode significar porco selvagem.



Nenhum comentário: