domingo, 8 de maio de 2011

Grupo Oiticica de Defensores Ambientais de Quixeré

Criado em 2005, com a finalidade de promover a preservação ambiental em nosso Município. O Grupo Oiticica será a partir do Mês de Junho transformado em “Associação Oiticica de defensores ambientais de Quixeré”.


Esse grupo bem como a posterior Associação tem caráter exclusivamente popular. Está aberto a adesão de qualquer pessoa que queira unir esforços para implementar ações de sustentabilidade ambiental.

Sempre funcionou e continuará funcionando no NIT, cujas ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente é conhecida por todos os quixereenses, contando com a parceria da Vigilância Sanitária (VISA) e com a Secretaria de Saúde.

O grupo Oiticica nunca teve a intenção de absorver as responsabilidades que por direito e dever são atribuições do poder público constituído do Município. Assim também se comportará a Associação Oiticica. Podemos ser parceiros voluntários nas ações de interesses comuns junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Infra-Estrutura. Contribuindo mais diretamente com o Conselho Municipal do Meio ambiente, porém jamais substituindo- lhe.

Nossa função é observar, sugerir, contribuir com ações e campanhas de caráter educativo e informativo sobre o meio ambiente e nossas condições locais e participar de mutirões e demais ações em prol do Meio Ambiente. Isso nos dá respaldo para cobrar do Executivo e Legislativo Municipal, planejamento e execução de ações concretas para a melhoria do convívio social e ambiental de nossa sociedade.

No desenvolvimento da programação da 10ª Semana das árvores em nosso município, incluímos uma caminhada em direção ao rio Velho para sensibilizar os que lá estiveram no sentido de observar a precária situação em que se encontra o mesmo e darmos um abraço solidário naquele manancial que de tão desrespeitado por todos e negligenciado pelo poder público, muitos adolescentes e jovens que trafegam pela passagem da Ilha ali próximo ao esqueleto da interminável ponte, nem sabem que ali existe um rio.

Nossa intenção era sacudir a consciência ambiental de nossa população e desencadear um processo coletivo de sensibilização para buscar as soluções para a despoluição e preservação desses 11 km de água corrente, que no momento traz mais prejuízo à saúde de seus ribeirinhos do que a utilidade que seu potencial teria se não fosse tão poluído. Por essa razão estamos empenhados nessa luta junto ao poder Público Municipal para buscarmos soluções de curto médio e longo prazo para revitalizar o nosso rio e preservar nossas riquezas naturais.



Nenhum comentário: